segunda-feira, 28 de maio de 2007

Sucesso X Bloqueio Mental (Medo)

O medo do fracasso ao buscar o sucesso é um problema que assola várias pessoas, mas com atitudes mentais corretas pode-se burlar essa situação.

A capacidade da mente de operar mudanças no seu meio físico está se tornando cada vez mais aceita. Sem uma correta atitude mental, as chances de ser bem-sucedido serão mínimas. Quanto maior sua aceitação deste poder e quanto mais aplicá-lo à sua vida, melhora as probabilidades de transformar seus projetos (sonhos) em realidade.

Brain

Vamos supor que em uma determinada atividade você almeje ganhar R$ 100,00 extras por semana, e que consegue realizá-lo. Se ficar contente com este valor então pode se considerar uma pessoa bem-sucedida. Mas se por outro lado, no fundo de sua alma, sua pretensão secreta era ganhar R$ 500,00 semanais, você não será bem-sucedido. Você só é de fato bem-sucedido quando atinge os objetivos que lhe são importantes em seu íntimo. O sentimento de fracasso emerge naqueles que desejam muito e realizam pouco, enquanto que, uma pessoa pode ser próspera, mesmo desejando pouco.

Para diferentes pessoas o sucesso representa coisas diferentes. Fazer aquilo que o torna feliz e ficar satisfeito com a sua realização é o que resulta numa vida bem-sucedida.

Mas para procurarmos alcançar um grau de prosperidade superior a aquele que temos no momento, é preciso vencer um dos maiores bloqueios mentais que nos impede de realizar o que quer que seja. Este bloqueio mental é o medo, ele pode paralisá-lo; e isso não é tão incomum como pode parecer à primeira vista. Note aqui que existe uma diferença entre o medo e a prudência. A prudência em exagero, fatalmente nos levará ao medo de agir.

O Jô Soares toda vez que inicia uma apresentação em teatro, para uma platéia nova, isto já é publico e declarado por ele em seus programas, fica com a boca completamente seca. É muito natural sentir-se apreensivo quando se inicia um novo projeto. Afinal, você irá se deparar com coisas novas, entrar em contato com pessoas que nunca viu e absorver uma quantidade de novas informações. Experimentamos alguma forma de tensão só de pensar no que teremos que fazer, isto nos diferencia dos animais.

O medo serve a um propósito real e necessário, um fator de auto defesa e você nunca se livrará dele inteiramente. O que nos interessa aqui discutir é o medo exagerado, paralisante, que nos impede de tomar decisões necessárias e corretas.

Aquele que não se expõe ao risco de fracassar, passará por essa existência vivendo artificialmente através dos sonhos e projetos dos outros, nunca terão a satisfação de criar algo novo.

homer_brain Uma ação que fracassa deve ser considerada como um aprendizado e se continuar a trilhar o caminho que escolheu você será bem-sucedido, porque foi isso que planejou. Você nunca será bem-sucedido se não correr o risco de fracassar.

A ação é o antídoto contra o medo, quanto mais enfrentar aquilo que teme, menos esse medo dominará sua vida. Procurando ser sempre o senhor da situação, seu cérebro armazena essas experiências de sucesso e, quando se deparar em uma situação semelhante ele recorrerá a essas lembranças de sucesso e lhe injetará confiança em vez de pânico. A confiança decorre de uma experiência bem-sucedida. Concentrando-se nos seus pontos fortes e no que é capaz de fazer, e não em suas fraquezas e deficiências, sua autoconfiança aumentará.

Pessoas bem-sucedidas não nasceram sabendo como construir um negócio bem-sucedido, elas aprenderam desenvolvendo o seu negócio, todas já passaram pela fase em que você se encontra agora. À medida que for conhecendo as pessoas bem-sucedidas no seu negócio você verá que a maioria delas não tem nenhum talento ou habilidade natural que você não possua. Geralmente são pessoas comuns que empenharam seu tempo e energia de maneira consistente e foram persistentes durante um determinado período até começarem a colher os frutos de seu esforço.

Assuma o comando de sua mente e consequentemente sua vida mudará.

4 comentários:

Anônimo disse...

fantástico cara..
realmente fantástico, tenho sérios problemas de bloqueio mental, desejo mtas coisas mas não realizo nem o começo disso

Anônimo disse...

Esse texto me ajudou bastante.
obrigado

Unknown disse...

Pessoas como você podem mudar a vida de pessoas que nem ao menos conhecem,
muito obrigado, me ajudou bastante.

Anônimo disse...

É um texto que ajuda muito, muito mesmo.
Mas, o necessário para mim é o controle profissional já que tenho uma profissão
informal. Não posso me dar o luxo de ficar
de mãos atadas.
Mas, acontece sempre que quando consigo me
equilibrar nas finanças e olhar de cabeça erguida,
as coisas retornam como se eu voltasse ao passado,
para passar por tudo novamente. Daí o meu bloqueio.