sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Cidadania Italiana “JURE SANGUINIS” para os meus netos

Meus três filhos tem cidadania italiana por “jure sanguinis” (por descendência) e todos vivem no Brasil, acontece que o meu caçula casou-se em 2008 - seu primeiro filho nasceu em 2009 e o segundo em 2013. Pelas leis italianas eles - meus dois netos - são considerados italianos, porém ainda não tem a documentação regularizada perante o estado italiano.

Agora vem o problema - atualmente eles moram em Fortaleza-CE - e consulado que atende é em Recife-PE, imaginem a dificuldade de ter que se deslocar em viagem até lá, por este motivo ele ainda não regularizou a situação dos filhos, e nem de seu casamento, sim, apesar de eu não ter mencionado, mas imagino que você já tenha deduzido - ele é casado. Estamos sempre falando para que ele acerte a situação de sua família, é muito importante - principalmente para os filhos que podem ter várias opções de estudo, atividades profissionais, moradia, etc.

Como para ele é uma situação muito complexa, acaba deixando esta tarefa de lado, no seu modo de ver - no momento - não trata-se de uma prioridade.

Eu, por outro lado - no atual momento - estou na Itália e bem próximo - 30 km - da cidade onde todos nós regularizamos nossa documentação. Até que foi bem fácil, pois meu pai ainda era vivo e estava - a cada dois anos - residindo em sua cidade natal. Tratar dessas proceduras aqui na Itália é extremamente ágil perante o tempo que se dispende fazendo pelos Consulados Italianos no Brasil, isto quando é permitido. Portanto, vale a pena fazer tudo por aqui.

Eu me lembro da primeira vez que vim à Itália, foi a turismo, nossa documentação estava toda depositada no Consulado de São Paulo. Quando meus pais vinham para cá eles sempre procuravam ir ao "Comune" - Comune é especie de prefeitura - e verificar como estava o andamento do processo e me mandavam as recomendações - se tínhamos que fazer no algo no consulado para agilizar.

Retomando!

A primeira vez que estive aqui, vim para conhecer a Itália e os parentes, aproveitando que meus pais estavam por finalizar os seus 2 anos de estadia e tinham que retornar ao Brasil para não perderem o visto de residência.

Eu e minha esposa voltávamos para o Brasil em um dia e os meus pais no outro, então fomos ao "Comune" - eu e ele - comunicar sua saída da Itália e informar o seu endereço de residência brasileiro. Aqui funciona assim, toda vez que você entra ou sai da Itália - obrigatoriamente - tem que comunicar ao "Comune". Quando a atendente-oficial ficou sabendo que eu era o filho e que ainda não tinha a cidadania regularizada ela já quis preencher - prontamente - todos os documentos. Então eu no meu “portinoliano” procurei explicar que também estava de partida e que já tínhamos dado entrada no consulado de São Paulo - mas não foi preciso, por que meu pai tomou frente e esclareceu tudo - Ela ficou triste... :)

Mediante esta minha experiencia resolvi tomar frente ao problema do meu filho e ajudá-lo a conseguir acertar a documentação dos seus filhos - meus queridos “netinhos”. Pedi então que me enviasse - via “e-mail” - as certidões de nascimento, mesmo em português, e sua carteira de identidade italiana para que eu pudesse ir obter as informações.

Semana passada eu e minha esposa fomos até o "Comune". Estamos em agosto e aqui - na Itália - praticamente para tudo neste mês. A grande maioria dos italianos saem de férias. Até mesmo aqueles que tem seus pequenos comércios, baixam as portas e vão para as praias, montanhas, exterior, etc. Acabamos que chegando lá recebemos a informação de que exatamente o setor que poderia nos fornecer as informações estava fechado e só abriria na semana seguinte, após o “Ferragosto” - dia 15 feriado nacional.

Infelizmente não conseguimos as informações de que necessitávamos, mas voltarei em breve e reportarei aqui para vocês o que obtiver. Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, deixe nos comentários, responderei se souber ou pesquisarei.

Enfim, não tendo mais o que fazer transformamos o resto do dia em um belo passeio. Esta cidade - "Cesena" - eu conheço muito bem, mas aproveitamos para fazer um pequeno turismo e tirar algumas fotos.
Toda a Itália é muito bela, mas o que eu realmente gosto de visitar são as pequenas cidades, é muita história para conhecer.

//===
Está pensando em comprar algum livro? Não deixe de visitar algumas dessas ofertas do dia na Amazon. São mais de 50 ofertas em “eBooks” Kindle, livros, oferta especial do dia, ofertas relâmpago e ofertas em destaque.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...