terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

O uso correto do etc.

Recarregando volta a falar sobre “o uso correto do etc.”

Há algum tempo eu escrevi sobre o “uso correto do etc.” no post:- Etc.: Seu uso correto, como ele tem dado muitas pesquisas e me colocado no primeiro lugar da página de pesquisa do Google e com 67% de cliques em sua visualização – conforme o site Ferramentas para Webmasters – ver imagem abaixo – acabei sentindo o peso da responsabilidade.

O Uso Correto do Etc.
Eu não sou um profundo conhecedor da língua portuguesa, mas me esforço bastante para aprender, memorizar e absorver suas regras gramaticais e ortográficas.
Dito isto, me vi na obrigação de melhorar a informação do “uso correto do etc.” e saí pesquisando - no que considerei - os melhores sites e blogs sobre o assunto. No final deste post eu coloco as fontes com seus links.



Etmologia e significado

Deriva da abreviação da expressão latina – “et cetera”. “Et” é a conjunção “e”; “cetera” significa “outras coisas”, “entre outras coisas”, “outras coisas mais”, “os restantes”, “assim por diante”... – poderíamos colocar “etc.” no final deste parágrafo?
Mediante a explicação acima, poderíamos concluir que “etc.” nos dará os seguintes significados: “e outras coisas”, “e entre outras coisas”, “e outras coisas mais”, “e os restantes”, “e assim por diante”.



Uma dúvida que me deparei muito em minhas pesquisas:- Devo usar vírgula antes do termo “etc.”?

A vírgula não deve ser usada antes da conjunção “e” quando esta ligar dois termos em uma frase, isto faz parte das normas gramaticais. Em função disso, o mesmo ocorre com a referida expressão, abreviatura (etc.). Este é o procedimento que o Dicionário Houaiss adota; o de dar um tratamento etimológico.
Compro alface, brócolis, pimentões “e outras coisas”. – não se coloca vírgula antes da conjunção “e”.
Compro alface, brócolis, pimentões etc.
No entanto, como o Dicionário Aurélio, há os defensores de que se perdeu a noção histórica da origem, não é todo mundo que sabe o que quer dizer “etc.” “Etc.” virou um termo da enumeração, como se fosse um termo a mais:
Compro alface, brócolis, pimentões, etc.
Quem tem razão? Todo mundo! Faça como achar melhor, as duas maneiras estão corretas, é você quem decide. (Pasquale Cipro Neto)

Advertência para uso totalmente incorreto

Se você for enumerar pessoas, não utilize o Etc. Ele é usado no sentido de “demais coisas” e pessoas não são coisas.
Reticências após o etc. Isto é muito comum de se ver, mas está errado, você pode optar por usar um ou outro: “alface, brócolis, pimentões, etc.” ou “alface, brócolis, pimentões...”



Mais algumas considerações sobre “o uso correto do etc.”

Saiba que existe um ponto final depois de etc. mesmo que a frase não termine ali: Ontem eu fui à feira e comprei várias verduras e legumes, tais como: alface, agrião, rabanete, brócolis, etc. para fazer uma suculenta salada neste verão.
Em se tratando de um só elemento, o seu uso não é necessário, como por exemplo: Nas férias fomos ao cinema.
O que você achou deste post? Ele está mais esclarecedor que o anterior? - Etc.: Seu uso correto - Registre seu parecer em nossos comentários.
Obrigado!



Fontes de consultas:

http://radioglobo.globoradio.globo.com/com-a-palavra,-o-professor-pasquale/2011/11/29/O-USO-DAS-ASPAS.htm
http://pt.wiktionary.org/wiki/etc
http://www.brasilescola.com/gramatica/duvidas-recorrentesemprego-correto-algumas-expressoes.htm
http://portuguesdidatico.blogspot.com.br/2010/05/uso-das-siglas-e-das-abreviaturas.html
http://www.portugues.com.br/gramatica/uso-etc-.html
http://wp.clicrbs.com.br/sualingua/2009/05/13/pontuacao-do-etc/
http://socialspirit.com.br/fanfics/aulas/uso-do-etc
























Nenhum comentário: