sexta-feira, 24 de abril de 2009

Backup no Blogger: Aprenda a Fazer

Você tem ou administra um Blog no Blogger? Com o tempo, mais cedo ou mais tarde, irá querer ou fazer alguma mudança no código do seu template (modelo).

Antes de tudo, em poucas palavras, vamos aprender o que é template. Template é um arquivo de extensão XML onde permanecem todas as informações de programação do seu, aqui no caso, Blog no Blogger. É deste arquivo que o Browser pega nas linhas de programação e organiza as informações transformando-as em imagens, textos, figuras, etc. - e nos envia na tela do monitor de maneira compreensível e agradável. A mudança inadvertida de um simples código tornará inválido o seu template, e por vezes, difícil de identificar o problema, principalmente aos neófitos.

Já dizia um amigo:- Quem tem dois, tem um! Porém, não há necessidade de toda vez que você for fazer alguma alteração no seu template, sair fazendo dois backups, o importante é adquirir o hábito de fazê-lo em toda mudança. O objetivo do backup é ter uma cópia de segurança exata do arquivo antes de promover qualquer alteração no código (XML); se porventura ocorrer algum problema, basta retornar ao arquivo de backup.

backup-template

Acompanhe na figura acima (se necessário clique nela pra aumentar). Siga os seguintes passos: entre na aba Layout à Editar HTML à Baixar modelo completo à Salvar arquivo à OK. Se desejar pode mudar o nome do arquivo que será salvo para um nome que te lembre o tipo de mudança que está executando. Viu como é simples?

Restaurar o modelo (template) é mais fácil ainda: botão Arquivo à Seleciona o aquivo à botão Fazer upload.

backup-template1

Fonte de consulta: UsuárioCompulsivo: Como fazer backup do template no Blogger.

Technorati tags: , , , , , ,

2 comentários:

Cesar Cruz disse...

Amigo, vou te dizer: NÂO CONSIGO FAZER ESTE BACK UP! Eu clico e abre uma janela perguntando: deseja salvar ou abrir este arquivo? Clico em um ou em outro e me veem a seguinte mensagem:

A página XML não pode ser exibida
Não é possível exibir a entrada XML usando a folha de estilos . Corrija o erro e clique no botão Atualizar ou tente novamente mais tarde.


--------------------------------------------------------------------------------

Ou o servidor não entendeu a solicitação ou a solicitação não é válida. Erro ao processar o recurso 'http://www.w3.org/TR/x...

Cara, vc saberia me ajudar?

Abraços!

Me responda por email, se puder: cancruz@terra.com.br

Alberto Mengozzi disse...

Cesar!

Eu não sou um "expert", mas quando eu mando salvar, o arquivo é salvo em meu HD se eu quiser ver o que tem no seu interior (abri-lo) uso um editor de texto, tipo Notepad.

Porém o objetivo é ter uma cópia para você recuperar se der algum problema em suas modicações.

Espero ter ajudado.
Abraços!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...