sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Unibanco também está cobrando a “Taxa de Renovação de Cadastro”

Conversando ontem (15/12/2008) com um amigo, que é cliente há anos do Unibanco, me dizia que também estão cobrando dele esta tal "Taxa de Renovação de Cadastro". Questionou e reclamou com seu gerente sobre esta taxa:- não há maneiras de estornar este valor, pois é uma “determinação” do Banco Central – respondeu. Note bem que este gerente usou a palavra “determinação”. Segundo este mesmo amigo, o Unibanco não o comunicou com trinta dias de antecedência a cobrança desta taxa, está irregular segundo a Resolução CMN 3.518, de 2007.

Já outro amigo que tem conta no Banco Santander, não está sendo cobrada esta Taxa de Renovação de Cadastro, ao menos por enquanto.

Não sou advogado, estou somente registrando minha resignação com tal cobrança, se você quiser estudar mais o caso extraí links diretamente do Site do Banco Central: FAQ - Tarifas bancárias, Resolução CMN 3.518, de 2007 e o arquivo em “PDF” - Circular 3.371.

Ampliar!

A figura acima extrai da Circular 3.371, note que interessante no quadro que destaquei:- ...política de “conheça seu cliente”... E nós pagamos! Inclusive contas conjuntas, todos pagam, basta estar com o nome na conta.

Posts sobre o tema no Blog Recarregando (e vários outros já estão no forno sofrendo últimos detalhes, acompanhe):
Recarregando: Itaú: Taxa de Renovação de Cadastro, INCONCEBÍVEL...
Recarregando: Itaú: Taxa de Renovação de Cadastro... Parte 2

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...