quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Itaú: Taxa de Renovação de Cadastro, INCONCEBÍVEL...

Um dia destes escutei na CBN um comentarista, não lembro qual, falar sobre como os Bancos iriam se virar para compensar uma possível diminuição de seus lucros, hoje por volta de 30%. Parece que não bastou o Banco Central injetar 6 bilhões de reais no mercado financeiro, tanto que alguém declarou: -Estão dando sangue aos Vampiros e eles querem mais.

Há algum tempo o Banco Central determinou que a Taxa de Cadastro para quem fosse pedir empréstimo era indevida e baixou uma normativa proibindo esta cobrança.

Muito bem!

Acabo de receber uma carta do meu banco, o Itaú, avisando que irão cobrar uma taxa de Renovação de Cadastro de todos os correntistas.

Texto da carta:

...renovação de cadastro, referente à atualização dos dados cadastrais, que requer procedimentos internos e consultas obrigatórias a órgãos externos de proteção ao crédito de todos os correntistas, titulares e co-titulares da conta. Esse serviço, que já vem sendo cobrado pelos principais bancos, no Itaú será cobrado semestralmente, em 3 parcelas mensais de R$ 13,00 por cliente.

Ah! Então se não cobravam antes, eram bonzinhos? E isso representa algum custo a mais para o banco? Contrataram mais funcionários? Aumentaram os que já executavam este serviço?

Pois é, estão cobrando por um serviço que é para própria segurança deles.

Fui reclamar com meu gerente, pura perda de tempo, ficou de me ligar dizendo que eu teria direito a um desconto e até hoje (uma semana depois) estou esperando, porém a taxa já foi debitada.

Quis encerrar minha conta por não concordar com esta cobrança e descobri que não tenho direito, pois infelizmente fiz um empréstimo que há muito tempo estava disponível pelo site. Dei a solução de emitirem boletos para pagamento e nada, também não é possível. Para se ter uma idéia eu não dou despesas ao Banco nem de correspondência de extrato, nunca me enviaram, ou melhor, recebo várias de “Pic’s”, seguros, empréstimos disponíveis, etc.

Sou um cliente muito pequeno, mas muito pequeno mesmo, porém com minhas “continhas” sempre em dia perante àquela instituição?

Será que estou sendo incoerente em minhas análises? Penso que não! Dispor de R$ 78,00 do meu orçamento anual considero inconcebível. Poder escolher outro banco que ofereça melhores benefícios e/ou melhores taxas é um "direito Meu" e não deveria ser-me cerceado.

Mesmo entendendo trata-se de um tema delicado, pois são empresas com grandes perspectivas comerciais (anunciantes), enviei uma cópia à CBN e simplesmente fiquei na mesma.

Ah! Vocês lembram do caso da Salete Lemos foi demitida da TV Cultura quando “bateu de frente” com os bancos no caso das poupanças. Tempos atrás eu fiz um post com o vídeo, - Poupança: Roubo Mascarado...

Technorati tags: , , , ,

.

4 comentários:

TENTANDO SER... disse...

Caríssimo,

Acabo de verificar, no BLOG DO BETO VEIGA, O comentário que você deixou.

Também dixcordo da posição daquele "especialista" e entendo que a TARIFA DE RENOVAÇÃO DE CADASTRO é um abuso / um roubo, na linguagem mais coloquial.

Chequei outros comentários em seu BLOG e percebi que você dá ouvidos a gente como Reinaldo Azevedo, que presta bastante atenção à CBN, o que demostra que temos pontos de vista bastante distintos.

Quanto à CBN, já escutei muito. No entanto, agora passei a fazer um filtro. Escuto um pouco, pergunto se acrescentou algo importante - geralmente a resposta é negativa. Verifico se há ideário DE DIREITA no discurso dos âncoras - geralmente a resposta é positiva.

Assim, tenho ouvido cada vez menos a citada rádio...

De qualquer forma, convergimos quanto à abusividade de cobrança da TARIFA DE CADASTRO.

Em meu BLOG, publiquei longo arrazoado sobre o assunto. Se tiver tempo, leia as TRÊS VERTENTES contra ela:

http://tentandoser.blogspot.com/2008/11/neste-pas-at-2007-segundo-o-bacen-os.html

Alberto Mengozzi disse...

Obrigado por sua visita e seus comentários, fui no seu blog e li o texto... você explanou muito bem o assunto... amanhã estarei publicando um novo post e recomendando a leitura do seu...
Um forte abraço!

Beto Veiga disse...

Olá, Alberto,
Creio que o comentário acima é do Alexandre.
Considero apenas que há um equívoco na avaliação do meu entendimento sobre a Tarifa em questão. Sou totalmente contrário a ela. Nenhuma das minhas postagens é favorável a esta cobrança, justamente pelos motivos levantados por Alexndre e pelo Procon: não há prestação de serviços. Não posso, contudo, deixar de dizer o que deve ser feito por quem quer economizar na conta mensal do banco. Obviamente, recorrer ao Procon é uma prerrogativa disponível.
Por outro lado, com a taxa autorizada pelo CMN dificulta um pouquinho a ação.
No mais é isso.
Abraço do Beto

Tatu Careca disse...

Pelo menos vejo que vocês acompanham suas contas bancárias.

Trabalho numa instituição financeira (não sei se este post é o melhor lugar pra contar isso :p) e digo que é fácil encontrar pessoas que não tiram sequer um extrato mensal deixando seu dinheiro à mercê das tarifas.

Tenham mais cuidado com suas contas, pessoal. Não as deixe desacompanhadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...