sábado, 6 de dezembro de 2008

Imigração: Problema que hoje a Itália enfrenta

Quando estive na Itália pela primeira vez, em 1989, ela estava em plena ascensão e os italianos extremamente contentes com o crescimento econômico, a ponto de falarem para os meus Pais, emigrantes da década de 50, - Retornem que América é aqui!

italia-satelitePorém com a unificação da Europa a Itália precisaria se adaptar à nova concepção e investir em sua infra-estrutura. Creio que este foi um dos motivos para os políticos liberarem a imigração, pois os italianos não são muito adeptos ao trabalho braçal. Outro motivo plausível, é que o italiano realmente gosta de ajudar povos em dificuldades, mas em seus próprios países.

Quando retornei à Itália em 2004 a situação era outra, infestada de nigerianos, albaneses e tantos outros imigrante s, porém eles não foram para a construção civil e sim a Itália virou um imenso camelódromo. Nada contra esses povos que saíram em busca de oportunidades que seus países não ofereciam, mas na falta "dela" e a necessidade da sobrevivência alguns com pouca formação moral debandaram para a criminalidade.

O fato está se tornando muito sério segundo a notícia que li na Folha Online:
Imigração ilegal pelo mar aumenta 107% na Itália
A Agência Européia de Fronteiras (Frontex) afirmou que o número de imigrantes ilegais que chegam via mar à Itália aumentou 107% em relação a quantidade de desembarques do ano passado. Entre janeiro e setembro deste ano, cerca de 25 mil embarcações tripuladas por imigrantes chegaram ao litoral da Itália, o que fez do país o principal destino europeu para cidadãos sem documentação legal que chegaram pela via marítima. A maioria dos imigrantes tenta chegar à ilha de Lampedusa, extremo sul do país. Grande parte dos imigrantes é proveniente de países africanos, como Nigéria, Eritréia e Líbia, o que segundo a Frontex tornará a situação das ilhas próximas do continente --como Lampedusa, Linosa e Malta-- cada vez mais "dramática". Leia mais (06/12/2008 - 11h49)

.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...