quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

DETRAN: Faça você mesmo

Hoje tive um dia diferente, fomos eu e minha esposa ao DETRAN-SP providenciar a documentação de transferência do novo (velho) carro que meu filho comprou. Ao contrário do que muitos pensam, é realmente simples, porém se você não tem tempo, melhor contratar os serviços de um despachante, pois gastarás uma hora e meia para fazer tudo. Vou descrever passo-a-passo como fiz até sair com o protocolo na mão, porém são basicamente os mesmos procedimentos para qualquer regularização que precise fazer.

Ah! Antes de tudo verifiquem no site do DETRAN-SP os procedimentos para o que você deseja, lá tem tudo muito bem explicado.


Exibir mapa ampliado

Estacionei meu carro do outro lado da Avenida 23 de maio, é muito mais fácil, compre zona azul com os guardadores de carros, depois é só atravessar a passarela e já estará dentro do DETRAN.

Dirija-se ao balcão de informações munido de todos os documentos, tem uma pequena fila. A pessoa que lhe atender dará todas as informações necessárias, no meu caso eu deveria preencher o RENAVAN, pagar as taxas na “Nossa Caixa”, que agora não é mais nossa - é do Banco do Brasil :-) e dar entrada na papelada. Tudo isto é feito lá mesmo.

Saindo do pátio, indo pelo lado de fora até o estacionamento tem alguns escritórios que fazem o preenchimento, por computador, do RENAVAN a um custo de R$6,00. Enquanto aguardamos pela confecção do mesmo, ao lado tem uma lanchonete e até mesmo um restaurante com refeição por quilo, mas nós só tomamos água e um sorvete.

De posse do documento preenchido retornamos ao prédio principal e nos dirigimos ao prédio dos fundos onde tem o Banco Nossa Caixa. Aqui a fila foi um pouco maior, mas nada que alguns minutos de espera não resolvam.

Próximo passo, retornar ao prédio principal, passar por dois guichês, mais uma pequena fila e pronto! Documentos entregues e de posse do protocolo. Agora devemos retornar dia 22 de dezembro de 2008 para a retirada do documento definitivo.

Simples assim, levamos exatamente uma hora e meia e economizamos um bom dinheiro ao não contratar um despachante. O que a gente não faz pelos filhos! :-)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...