sexta-feira, 25 de maio de 2007

Evite a protelação

Quando não conseguimos agir prontamente como deveríamos diante de uma tarefa, que por ventura, achamos desagradáveis, não é porque ela seja extremamente difícil, e sim, por termos adquirido o hábito de protelar sempre que for possível. Se formos capazes de mudar nossos hábitos de pensamentos, venceremos este problema. A protelação está relacionada com vários fatores, mas principalmente é um padrão de comportamento enraizado na personalidade.

A perspectiva de mudar um hábito já enraizado desanima muitas pessoas, por isso é tão difícil parar de fumar, beber, etc. (logicamente aos possuidores destes hábitos). Elas tentaram fazer isso por meio de simples promessas pessoais, confidenciais, e falharam. Tipo de decisão que se toma todo o Ano Novo. Mas, acredite, não é tão difícil assim. Basta seguir os passos corretos neste novo caminho.

agirAntes de mais nada você tem que decidir que dar inicio à mudança imediatamente é importante, tão logo termine de ler este texto, quando ainda está motivado. Pense agora, em alguma tarefa que você vem adiando, force você neste exato momento a executá-la.

Inicie todos os dias começando por fazer, o que houver de mais desagradável em sua lista de "tarefas a executar". Normalmente a tarefa mais desagradável será muitas vezes um assunto insignificante. Observe aqui que não me referi aos assuntos importantes de sua lista, estes devem ter seus horários específicos.

Este tipo de comportamento irá determinar o ritmo do seu dia inteiro de trabalho. A sensação de contentamento que dominará você, ao saber que, com apenas alguns minutos de trabalho, já realizou o que tinha de mais desagradável para fazer durante o dia. Policiando-se neste comportamento por mais alguns dias, fortalecera as raízes deste novo hábito pelo resto de sua vida.

Apesar de recomendá-lo de seguir este procedimento pelo menos uma vez por dia, você irá notar em breve que suas decisões serão influenciadas no decorrer de todo o dia. Todo o momento que se deparar diante de uma tarefa desagradável, sentirá um impulso incontrolável para executá-la imediatamente. As tarefas detestáveis, ou desagradáveis, devem estar em primeiro lugar de sua lista ao invés do último.

Agora uma recomendação; durante o principio, período em que irá enraizar o novo hábito, duas ou três primeiras semanas, seja duro consigo mesmo não se permita abrir nenhuma exceção. Seja persistente durante os primeiros minutos do dia, durante todos os dias, neste período de afirmação inicial, pode ter certeza de que você adquirirá um novo hábito de valor inestimável, para o resto de sua vida.

Então o que está esperando, ponha isso de lado e comece. Agora.

Post relacionado:
Soluções para Ladrões do Tempo - Encarcerando

Technorati tags: , , , , ,

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom! Obrigado pelo esclarecimento.